Defensor Oficioso

Um blog realizado no âmbito do patrocínio oficioso, na modalidade de dispensa total de taxa de justiça e demais encargos com o processo, (in)dependentemente de juízo sobre a existência de fundamento legal da pretensão…

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTACTO OFICIOSO

16 agosto 2006

Contratos de crédito à habitação têm regras e quem vigia a sua legalidade

Os contratos de crédito à habitação têm regras que protegem os direitos básicos dos consumidores. No campo da legalidade, estes contratos devem obedecer ao Regime das Cláusulas Contratuais Gerais, consagrado no decreto-lei 220/95, que transpõe para o direito português a Directiva 13/93 sobre a mesma matéria. Esta legislação pretende estabelecer regras orientadoras que visam proteger o consumidor e evitar desequilíbrios significativos em seu detrimento, como as cláusulas que não tenham sido objecto de negociação individual.

Por outro lado, a prática bancária obedece igualmente às regras da concorrência, não podendo incorrer em actos que limitem a escolha do cliente ou impeçam a livre mudança de banco. A actuação concertada da banca, muitas vezes apontada mas dificilmente provada, é outra das práticas que poderão impedir a livre escolha dos consumidores.
continua in

http://dn.sapo.pt/2006/08/16/economia/contratos_credito_a_habitacao_regras.html