Defensor Oficioso

Um blog realizado no âmbito do patrocínio oficioso, na modalidade de dispensa total de taxa de justiça e demais encargos com o processo, (in)dependentemente de juízo sobre a existência de fundamento legal da pretensão…

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTACTO OFICIOSO

13 agosto 2006

Conversas gravadas no seguro automóvel

As companhias de seguros vão gravar todas as conversas com os seus segurados que versem sobre o seguro automóvel. Esta é uma das consequências da entrada em vigor do Decreto-lei 83/2006 de 3 de Maio que veio fixar novas regras e procedimentos a observar pelas companhias da regularização de sinistros no âmbito do seguro automóvel.

Segundo apurou o Correio da Manhã, em causa está o cumprimento de prazos muito apertados, definidos naquele diploma e que, em princípio, inviabilizam o contacto com os segurados ou intervenientes no acidente através de carta. Assim, por exemplo, a lei impõe que o primeiro contacto com o tomador do seguro, com o segurado ou com terceiro lesado, deve ser feito no prazo de dois dias úteis, marcando as peritagens que devam ter lugar.

Fonte do sector afirmou ao CM “que este tipo de prazos torna impraticável o recurso a cartas, o que implica que a maioria dos contactos tenha de ser realizado via telefone”.

Com a instalação de material de gravação, as seguradoras defendem-se contra a possibilidade de serem acusadas de não cumprirem os prazos definidos por lei.
continua in
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=211262&idselect=181&idCanal=181&p=0