Defensor Oficioso

Um blog realizado no âmbito do patrocínio oficioso, na modalidade de dispensa total de taxa de justiça e demais encargos com o processo, (in)dependentemente de juízo sobre a existência de fundamento legal da pretensão…

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTACTO OFICIOSO

18 abril 2007

Entrevista do Bastonário ao Diário Económico

Ordem está contra a Justiça feita com base em números e estudos. E critica os excessos legislativos que têm por alvo o segredo profissional.

A seis meses de novas eleições na Ordem, o Bastonário mostra-se ao mesmo tempo tranquilo e inquieto quanto ao futuro. Segredo profissional e o novo mapa dos tribunais continuam no topo das preocupações, até porque ainda não apareceu uma candidatura que dê continuidade à linha desenvolvida pela actual direcção.

Com as reformas em curso em temas como o branqueamento de capitais e o combate à corrupção, o segredo profissional está mais ameaçado?

Vivemos durante anos uma fase em que o segredo profissional não foi questionado. Depois, por motivos de receio da criminalidade organizada e reflectido nas intenções legislativas de Estados e instituições, o segredo foi paulatinamente atacado de várias formas. Iniciámos agora a fase da defesa desse segredo. E o ataque não é inocente.
continua in
OA

Etiquetas: ,