Defensor Oficioso

Um blog realizado no âmbito do patrocínio oficioso, na modalidade de dispensa total de taxa de justiça e demais encargos com o processo, (in)dependentemente de juízo sobre a existência de fundamento legal da pretensão…

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTACTO OFICIOSO

25 setembro 2007

O ‘puzzle’ das prostitutas

Os canalizadores ou os lixeiros são tão ou mais valiosos e eficazes do que os médicos a prevenir doenças, mas ganham pouco.

Porque são algumas profissões melhor compensadas do que outras? Muitas pessoas dirão que depende do valor intrínseco da tarefa, ou das virtudes dos seus executantes. Quem aprendeu economia responde antes que a compensação é maior porque a oferta de trabalho é mais restrita em relação à procura. Perceber as diferenças de rendimentos passa então por entender o que determina oferta e procura.

Tomemos por exemplo os médicos. Quem explica rendimentos apelando à moralidade ou ao valor diria que a medicina tem altos salários porque é uma ocupação nobre que salva vidas e porque os médicos tendem a ser pessoas inteligentes e trabalhadoras. O problema com estas explicações é que elas são rapidamente falsificadas. Os canalizadores ou os lixeiros são tão ou mais valiosos e eficazes do que os médicos a prevenir doenças, mas ganham pouco. Os arqueólogos especializados na baixa Mesopotâmia são pessoas extraordinárias, mas têm salários modestos.
continua in
Diário Económico

Etiquetas: ,