Defensor Oficioso

Um blog realizado no âmbito do patrocínio oficioso, na modalidade de dispensa total de taxa de justiça e demais encargos com o processo, (in)dependentemente de juízo sobre a existência de fundamento legal da pretensão…

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTACTO OFICIOSO

17 dezembro 2007

'Tribunal XXI' deixa o papel e abraça a Internet

Novo tribunal hoje inaugurado servirá de teste.
O Governo aproveitará hoje a inauguração do novo palácio da justiça de Vila Nova de Famalicão para dar a conhecer aquilo que considera um "novo conceito": o 'Tribunal XXI'. É um "novo conceito" de "organização, infra-estruturação e equipamento do sistema judicial".

Alberto Costa, ministro da Justiça, explicará o conceito, lançado no âmbito do programa "Modernizar a Justiça". A inauguração do novo palácio da Justiça de Famalicão foi o cenário escolhido porque o edifício parece ter as características do tal 'Tribunal XXI': salas de audiência (dez) equipadas com gravação digital e salas para tradução simultânea, salas próprias para testemunhas, salas para testemunhas, gabinetes individuais para magistrados, sala para advogados, gabinetes para exames médicos e celas para reclusos.
continua in

Diário de Notícias

Tribunais à prova de erro

Um tribunal com salas próprias para testemunhas e advogados, gabinetes individuais para todos os magistrados, posto de atendimento ao cidadão e celas para reclusos, totalmente equipado com gravação digital e cabinas para tradução simultânea: é este o modelo do tribunal do futuro, denominado Tribunal XXI, que o Governo apresenta hoje, com a inauguração do Palácio da Justiça de Vila Nova de Famalicão.

O modelo é considerado como “fundamental” para uma “Justiça mais rápida, mais económica e mais eficiente”, mas só o primeiro edifício deste novo tipo de tribunal custou 8,8 milhões de euros. O Palácio de Justiça de Vila Nova de Famalicão, que inicia uma “nova geração de tribunais”, tem quatro pisos e dez salas de audiências, todas equipadas com os mais modernos instrumentos tecnológicos.
continua in

Correio da Manhã

Etiquetas: